INOVA BERRINI

Uma turma mais que especial

Há cones coloridos espalhados pelo chão…cada qual é único em suas cores e formas. Estão com as portas abertas para receberem as bolinhas que quiserem entrar…


Uma passa à direita, outra à esquerda e há aquelas que passam mais longe. As bolas vem rolando de todos os lugares mas se recusam a entrar. Espere… tem uma que vem rapidamente em direção ao cone amarelo e…ENTROU! Ouvem-se palmas e gritos de: – Uhuuu ! Todos cumprimentam a criança que conseguiu acertar a bolinha no cone amarelo!

O que pode parecer algo simples para a maioria das pessoas é, na realidade, uma atividade complexa nas aulas de Educação Física na U.E.P.A. (Unidade de Estimulação Pedagógica Alternativa), clínica e escola especializada situada no Brooklin que oferece atendimento a crianças, jovens e adultos com deficiência motora associada ou não a outros distúrbios intelectuais, auditivos e visuais.

U.E.P.A. é referência no ensino de crianças, jovens e adultos com deficiência.

A clínica conta com uma equipe de fisioterapeutas, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais que trabalham de forma interdisciplinar enxergando o paciente como um todo e integrando estímulos motores e cognitivos. A escola oferece um projeto educativo para crianças, jovens e adultos com deficiência, que visam o ensino, a aprendizagem e a formação ética dos alunos; e engloba as diferentes áreas de conhecimento: Matemática, Práticas de Linguagem, Centro de Interesse – Ciências e Estudos Sociais – Artes e Educação Física.

O professor de educação física, Eduardo Luiz Ferreira, 32, se prepara para mais uma aula onde, duas vezes por semana, oferece às crianças a possibilidade de estar em contato com a prática de atividades físicas que estimulam, incentivam e propõe desafios adaptados à necessidade de cada aluno.

– Cada criança responde ao estímulo de uma maneira diferente: há aquelas em cadeiras de rodas e outras com dificuldade locomoção, mas procuro trabalhar sempre o grupo através de jogos e desafios onde o movimento é a peça central das brincadeiras. – conta enquanto coloca os cones coloridos pelo chão.

Chega a hora do aquecimento: a turma se posiciona de um lado da sala e, uma a uma, passam por baixo de uma corda esticada em movimento. A diversão é garantida e proporcional a velocidade com que passam por baixo da corda. Cada um que chega do outro lado é recebido afetuosamente pelo grupo!

No desafio dos cones, a turma é divida em duas equipes e cada uma dispõe de um cesto de bolas de tênis que devem ser arremessadas para dentro dos cones.

Simples não é? Nem tanto…vamos lá:

1) Abra as mãos, esticando bem os dedos e segure a bola com firmeza;
2) Levante o antebraço, mova-o para trás, escolha o cone e faça a mira;
3) Impulsione o antebraço para frente, dobrando levemente o punho e abra seus dedos simultaneamente para arremessar a bola.

Ufa! Errou? Não desanime, tente de novo. E se não conseguir realizar todos estes movimentos, as auxiliares irão ajudá-lo, segurando suas mãos e conduzindo o passo-a-passo.

Eduardo observa os movimentos de cada um, incentiva aqueles que não querem tentar, recolhe as bolas espalhadas e conta as que estão dentro do cone.

No fim não há um time vencedor, todos ganham. Eduardo é coordenador de esportes de um colégio tradicional em Moema e personal trainer de natação. Está habituado a lidar com treinos de performance e resultados. Mas para essa turma especial a vitória vem em pequenos passos: um balançar da cabeça, um aceno, um sorriso…

Hora de recolher os cones pois a próxima aula vai começar. O professor de música chega com uma novidade: é dia de sarau! Mas esta é uma outra estória…

U.E.P.A. (Unidade de Estimulação Pedagógica Alternativa)
site: http://uepa-sp.com.br/
Rua Roque Petrella- 346 Brooklin
Tel: 
(11) 5041-9014

Veja também:

Tagged in

7 comments

  1. Madalena disse:

    Anjos, que acolhem e dedicam seu amor por pessoas mais que especiais.
    Edu, vc com certeza se realiza como ser humano, grande e maravilhoso profissional.

  2. Ronaldo Ricciotti disse:

    Já tem alguns anos que eu conheço e respeito o trabalho do professor Edu… um jovem profissional simples, paciente e capacitado com pais e alunos.
    Os anos passam e as surpresas não param.
    Reconhecer mais esse trabalho da orgulho de dizer que meus filhos puderam ter ótimos momentos de treinamento com o professor Edu.
    Parabéns seria pouco para te agradecer.

  3. Wesley Tamaki disse:

    Parabéns Edu, você faz a diferença por onde passa! Sucesso sempre. 

  4. Sandra Pauleti disse:

    Que trabalho lindo! Parabéns Edu! Que Deus abençoe este trabalho e que muitas vidas possam ser impactadas!

  5. Vivian disse:

    Ah se o mundo tivesse mais pessoas assim.. Que se doam por amor!!! Que orgulho!!! Que profissional !!!

    1. Mariana disse:

      Que orgulho! Sua dedicação e empenho são inspirações. Parabéns Edu!

  6. Cecilia disse:

    Este é um profissional de CORAÇÃO, faz aquilo que realmente ama: ajudar seu semelhante com toda dedicação e capacidade. Será sempre ajudado pelo “plano do alto” !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.