INOVA BERRINI

Movimento Amigos da Berrini

Cuidar das nossas ruas, praças e do espaço público de nosso bairro é se importar com o próximo, com nossos vizinhos e pensar muito além dos nossos próprios interesses. Há muita gente trabalhando pela melhoria do nosso bairro sem pedir nada em troca. Que tal nos juntarmos nesta corrente ?

Sabe aquele buraco na rua da esquina que você desvia toda vez que volta da sua casa? E aquela calçada que sempre tem lixo acumulando na esquina? Você sabe a quem recorrer para buscar estas soluções ?

As sub-prefeituras de São Paulo, entre outras atribuições, têm o papel de receber pedidos e reclamações dos munícipes, solucionar os problemas apontados, cuidar da manutenção das vias e da rede de drenagem, limpeza urbana e vigilância sanitária. O Brooklin Novo, Cidade Monções e Vila Cordeiro compõem o distrito do Itaim Bibi e junto com os distritos de Pinheiros, Alto de Pinheiros e Jardim Paulista pertencem à sub-prefeitura de Pinheiros, uma área com 32 km² e 257 mil pessoas aproximadamente.

A prefeitura disponibiliza canais de comunicação com a população através do SP156 onde é possível encaminhar as demandas e acompanhar as soluções para os mais variados problemas. Para isso, faça uma foto do local, informe o endereço e descreva sua solicitação. É possível encaminhar as demandas através do site ou baixando o aplicativo no seu celular. Confira os links abaixo com alguns dos serviços disponíveis:

LIMPEZA E REMOÇÃO

  • REMOÇÃO DE ENTULHO: tijolos, concreto, terra, areia, azulejos, madeira, entre outros depositados na via pública.
  • REMOÇÃO DE GRANDES OBJETOS: colchão, móveis velhos, entre outros descartados em via pública.
  • VARRIÇÃO DE VIA PÚBLICA: ruas e avenidas que não foram varridas na frequência estabelecida nos Planos de trabalho aprovados pela Prefeitura (consulte aqui).
  • LIMPEZA DE BUEIROS: vamos tomar a medidas preventivas contra enchentes e inundações solicitando a limpeza em bueiros, bocas de lobo e poços de visita.
  • INSTALAÇÃO / REMOÇÃO DE LIXEIRA: Fornecimento, instalação, higienização e reposição de papeleiras. Coleta de resíduos sólidosde pequeno porte para recepção  do lixo descartado pelos pedestres.

RUAS E PRAÇAS

  • TAPA BURACO: solicite um reparo no buraco do asfalto para evitar que cause acidentes ou danos a veículos.
  • PODA / REMOÇÃO DE ÁRVORE: Galhos avançando nos fios de alta tensão, árvores com risco de queda comprometidas por doenças ou cupim.

DENÚNCIAS E FISCALIZAÇÃO

  • DESCARTE IRREGULAR DE ENTULHO: Quando identificar pontos recorrentes de depósito irregular de entulho, terra e resíduos em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos.
  • DENÚNCIAS DO MEIO-AMBIENTE: Poda ou remoção de árvore não autorizada em vias públicas ou particulares. Despejo de esgoto ou outros poluentes em córregos.
  • PSIU: fiscalização de ruídos excessivos em estabelecimentos comerciais, empresariais e de serviços. ATENÇÃO: o PSIU não fiscaliza o excesso de barulhos em obras e residências (que caracteriza a “perturbação do sossego” e deve ser denunciado à Polícia Militar por meio do 190.)

Movimento Amigos da Berrini

O Movimento Amigos da Berrini quer criar uma corrente para que cada cada morador(a) ou frequentador(a) do bairro possa realizar ações para transformar o Brooklin num bairro mais bonito, seguro e agradável!

1) CAMINHE PELO BAIRRO:
Fazer suas atividades diárias à pé despertam sentidos e sensações adormecidas. Reparou que a vizinha varre a calçada de manhã sempre no mesmo horário? Se a banca de jornal não abriu, já nos perguntamos: será que o jornaleiro está bem? A perspetiva do bairro pelo olhar do pedestre é mais humana e podemos estar mais atentos à qualquer problema com nossas ruas, calçadas e espaços!

2) FAÇA UM REGISTRO FOTOGRÁFICO:
Se deparar com alguma irregularidade, faça uma foto e anote o endereço completo. Depois, com calma, encaminhe a demanda pelo canal SP156 de acordo com o serviço a ser executado. Você receberá da prefeitura o número de protocolo para acompanhamento.

3) PUBLIQUE NO GRUPO MOVIMENTO AMIGOS DA BERRINI:
Divulgue sua demanda no grupo do Facebook com as fotos, uma breve descrição e o número do protocolo para que todos possam acompanhar sua solicitação. Quando for solucionada ou resolvida não esqueça de marcar nos comentários: “DEMANDA RESOLVIDA!”  

Desta forma, as demandas devidamente protocoladas e não resolvidas poderão ser encaminhadas nas reuniões mensais do Conseg Brooklin onde há oportunidade de estar em contato direto com a sub-prefeitura de Pinheiros, a Polícia Militar, o delegado da 96a. e outras autoridades.

Que tal reparar da próxima vez que for ao mercado se a lixeira nas ruas estão cheias ou se há algum galho de árvore enroscando nos fios de energia? Ao caminhar pelas ruas percebemos detalhes que passam despercebidos pela janela do carro. Podemos nos conectar com os problemas da nossa região, ser os protagonistas dessas melhorias e dar voz a pautas importantes para nosso bairro.

Clique abaixo e junte-se ao MOVIMENTO AMIGOS DA BERRINI!

Veja também:

3 comments

  1. Ana disse:

    Seria ótimo um projeto de arborização urbana no bairro Cidade Monções/Brooklin Novo que peça pela falta de árvores e flores e TB um projeto para enterrar os fios das ruas, valorizando mais o bairro

  2. Ana disse:

    Olá, gostaria de saber se há algum projeto de revitalização, padronização e arborização da av. Padre José Antonio , adjacentes e paralelas. Comércios antigos sem qualquer padrão de fachada, calçamento precário, falta de árvores, deixa o lugar feio, e sem valorização, infelizmente.

    1. Eddy disse:

      Oi Ana, obrigado por nos acompanhar. Não temos conhecimento de nenhum projeto de revitalização da av.Padre Antonio José dos Santos mas seria ótimo para o Brooklin, a começar pelas calçadas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *