INOVA BERRINI

Teia Jardim Edite no Conexão Berrini

O Conexão Berrini retornou com as reuniões presenciais que estavam suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. O primeiro encontro trouxe uma excelente novidade para o Brooklin: a inauguração do TEIA Jardim Edite, um espaço de coworking público com foco em gastronomia para quem mora e trabalha na região!

O Conexão Berrini reúne mensalmente as principais lideranças da região representadas pelas empresas, comércios, associações, moradores, líderes de comunidade, policiais e órgãos públicos. São, antes dos cargos que ocupam, cidadãos genuinamente interessados em melhorar a região, e fazer da Berrini e do Brooklin um lugar cada vez melhor para se morar, trabalhar ou viver.

As reuniões presenciais não aconteciam desde fevereiro deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus. Eliana Ribeiro, gerente do Hotel Transamérica Berrini, abriu as portas para sediar ontem (20/08) a primeira reunião deste retorno.

Aline Cardoso, da Secretaria do Desenvolvimento e Trabalho do município de São Paulo, participa do grupo e apresentou o TEIA JARDIM EDITE, sexto coworking público da capital, que leva gratuitamente aos empreendedores de comunidades toda infraestrutura de um escritório moderno e a oportunidade de participar de cursos de capacitação, palestras e ampliação da rede de contatos. Foi inaugurado no dia 12/08 onde contou com a presença do prefeito Bruno Covas.

O prefeito Bruno Covas no Brooklin: provou a feijoada preparada pelas cozinheiras da comunidade

O TEIA Jardim Edite fica no Brooklin, dentro do complexo habitacional que possui seis blocos onde vivem cerca de 1.300 pessoas. O Conexão Berrini já acompanhava as ações desenvolvidas neste local, através das iniciativas de Marco Braga e demais membros do grupo, com o líder comunitário do Jardim Edith, Vanderley e a prefeitura de São Paulo. No local, desde 2016, funciona o projeto coletivo “restaurante-escola”, da cooperativa Misturas & Sabores.

Com o novo espaço, a cooperativa terá acesso a orientações e capacitações para fortalecer ainda mais suas atividades onde as moradoras da comunidade produzem marmitas e refeições para vender as pessoas que trabalham na Berrini ou moram na região. “Cada unidade do Teia leva em conta as características vocacionais da região. O Teia Jardim Edite tem foco nas áreas da gastronomia.” destaca Aline.

O espaço conta com 95 metros quadrados de área, computadores com acesso à internet, wi-fi de alta velocidade, mesas para utilização de notebooks, sala de reunião, frigobar e cafeteira para lanches rápidos e espaço de descompressão com sofá e poltronas. Os empreendedores gastronômicos poderão adquirir conhecimento técnico sobre vendas, marketing, precificação e outros cursos da Ade Sampa.

O Teia Jardim Edite iniciou os atendimentos presenciais no dia 17/08/2020 seguindo os protocolos fixados.

Endereço: R. Charles Coulomb, 120
Contato: teia.jardim_edite@adesampa.com.br
Horário: 10 às 14hs

Novos integrantes

A 9TC, do empresário Julio Cesar Oliveira da Silva, foi contratada pela ADE SAMPA para gerir o espaço TEIA Jardim Edite. A participação do Julio nas reuniões do Conexão abre um importante canal de comunicação com outros membros do grupo e permitirá a troca de informações e experiências relevantes para facilitar a integração do projeto às necessidades e expectativas da região.

Segurança

Uma das pautas prioritárias nas reuniões do Conexão é a segurança.
O major do 12o. Batalhão da Polícia Militar, Daniel Kumai apresentou ao grupo o recém-promovido capitão Corce que está no comando da 3a. Cia, responsável pelo policiamento em nossa região. Esta aproximação é fundamental para buscar soluções conjuntas com a pergunta: “Como podemos ajudar a polícia a tornar nossa região mais segura ?“.

Praças

As praças do Brooklin também são uma das bandeiras do Conexão Berrini. Andrea Spinola lembrou o “case” da praça Antonio Nunes Siqueira, atrás da paróquia São João de Brito, que estava abandonada e foi revitalizada em outubro do ano passado por iniciativa de um grupo de moradores do entorno. A banca de jornal foi reformada e se transformou em um café. Hoje vive ocupada pelos moradores, com aulas de yoga e música ao vivo.

Amem Cafe na praça Antonio Nunes Siqueira em algum momento antes da pandemia

A praça Acibe Ballan Camasmie será revitalizada pela sub-prefeitura de Pinheiros com recursos da emenda parlamentar da vereadora Janaina Lima (ver matéria aqui). A ideia proposta pelo grupo é criar um modelo de ocupação que seja replicável para outras praças, a exemplo da Antonio Nunes, para que não caiam no abandono novamente.

Retorno às reuniões

Luciano Menezes é idealizador do Conexão Berrini

Luciano Montenegro Menezes, CEO do WTC Lisboa, é membro fundador do Conexão Berrini. Participou da reunião após dois anos afastado devido a compromissos profissionais assumidos em Portugal. Ao final da reunião passou a mensagem ao grupo: “É incrível ver um grupo tão heterogêneo unido por um objetivo comum que é melhorar nosso entorno. Temos aqui hoje reunidos as empresas da Berrini, a polícia militar, o poder executivo representado pela Aline, o legislativo com a vereadora Janaína Lima, moradores e comerciantes da região. Não imaginava que chegaríamos tão longe quando começamos com o grupo e tenho certeza que é único. Não existe em nenhum lugar um modelo como este e deveria ser replicado em qualquer parte do mundo!”, finaliza.

da esquerda para direita: Julio Cesar (Teia), Paulo Marcelo Ribeiro (Ade Sampa), Vanderley, Marco Braga, vereadora Janaina Lima, Altino, Andrea Spinola, Eddy Kobara, Eliana Ribeiro, Carlos Gallucci e capitão Corse * crédito da foto: Felipe Siqueira

Veja também:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.