INOVA BERRINI

Um panorama dos comércios na Berrini

A abertura gradual da economia de acordo com o Plano São Paulo de flexibilização do isolamento social trouxe novos desafios e incertezas para a Berrini.

Após oito meses de pandemia, o movimento na Berrini tem aumentado lentamente mas nem de longe lembra o que era. Muitas empresas na região aderiram de vez ao home-office ou adotaram o revezamento presencial de funcionários o que explica o baixo fluxo de pessoas na região.

Berrini x av. Pe. Antonio José dos Santos: pouco movimento na hora do almoço

Os comércios se reinventaram para sobreviver a crise e pagar as contas: renegociaram o valor aluguel, prorrogaram prazos com fornecedores, aderiram aos programas de crédito do Governo para ganhar um fôlego extra. Durante o período mais crítico de restrições, tiveram que se inserir rapidamente no mundo digital para atender os clientes por delivery. Foi assim com as lojas de roupas, acessórios, materiais de construção, papelaria e o setor de alimentação.

Restaurantes self-service: adaptação para atender clientes por delivery

Estatística da reabertura de restaurantes e bares da Berrini

Do total de 173 estabelecimentos pesquisados 116 estão abertos ao público. Entretanto 44 restaurantes, bares ou lanchonetes continuam com as portas fechadas, o que corresponde a 25% do total. Vale destacar que apesar das dificuldades 13 novos estabelecimentos surgiram na região.

*Não consideramos no levantamento as padarias, pizzarias e restaurantes localizados em shoppings da região.

As estatísticas não revelam as estórias por trás de cada caso. O tradicional Arouca Grill funcionava na av. Padre Antonio José dos Santos e deixou saudades entre seus frequentadores. Camila Figueiredo, filha do proprietário, comunicou pelas redes sociais o fim das atividades em abril:

Queridos clientes e amigos, como a adesão ao delivery estava muito menor do que esperada, resolvemos não operar mais por essa via e nem retirada. Agradecemos de coração a todos que sempre nos apoiaram e também aos nossos clientes que sempre foram tão fiéis ao nosso estabelecimento, são 20 anos de muito amor em atender a todos vocês.

União para promover o comércio local

Para quem tem um negócio, atravessar tempos difíceis exige experiência na tomada de decisões, gestão dos recursos e perspicácia para enxergar novas oportunidades. A união ajuda muito nestas horas e por isso, um grupo de comerciantes do entorno da Berrini se organizou para trocar ideias, informações, promover e incentivar o consumo do comércio local .

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Cada um segue o outro no Instagram, indicam e divulgam produtos e serviços de outros comércios para seus clientes. “Quando me pedem coloco os folhetos de outras lojas na entrega das minhas pizzas. É uma forma de ajudar meus vizinhos.“, explica Otto Huffenbacher, proprietário da SPPizza.

O grupo “TODOS PELO BROOKLIN” propõe ideias e outras ações conjuntas para promover o comércio no Brooklin. As interações acontecem no Whatsapp: indicações de fornecedores, trocas de informações úteis e propostas de promoções conjuntas para fidelizar o cliente no bairro. Conforme diz o slogan do grupo: “Quem é do Brooklin compra no Brooklin”.

Novos negócios na Berrini

Se iniciar um negócio envolve planejamento, investimentos e uma boa dose de coragem para empreender, abrir na pandemia é ainda mais desafiador. Karina e Hércules são moradores do Brooklin e decidiram abrir o Empório Nova Granel, na avenida Nova Independência, para trabalhar mais perto de casa.

O ponto estava passando por uma reforma quando veio a pandemia e tivemos que adiar os planos de abertura.”, explica Karina. Abriram em agosto para levar aos clientes uma enorme variedade de grãos, frutas secas, temperos e outras delícias saudáveis vendidas à granel.

Empório Nova Granel
av. Nova Independência, 188
Whatsapp: 96418-6251

Desafio semelhante enfrentado pela Duckbill Berrini, que abriu as portas em junho, quando ainda não era permitido o consumo no local. Amanda Perez, proprietária da franquia na Berrini, não desanima: “A maioria das empresas ainda não retomou suas atividades de forma normal, mas o movimento tem crescido gradativa e lentamente.” , explica.

A franquia se propõe a criar o cookie perfeito, de sabor único feitos artesanalmente. Além dos cookies tem no cardápio pão de queijo, muffins, donuts, cafés, sodas e diversas opções para lanches e bebidas.

DuckBill Berrini
r. José Otaviano Soares, 69
Whatsapp: 94387-4242

Dentre os novos restaurantes que chegaram na região, um chama a atenção. Antes da pandemia os paulistanos fugiam da cidade para encontrar o sossego e a tradicional gastronomia portuguesa em São Roque, no badalado restaurante e adega Quinta do Olivardo que chegava a atender 5 mil pessoas nos finais de semana. Na fase mais crítica do isolamento sem poder receber clientes no salão, decidiu montar uma cozinha na Vila Mariana para retiradas. A operação fez tanto sucesso que encorajou o proprietário, Olivardo Saqui, a abrir uma filial na Berrini.

Quinta do Olivardo em São Roque, a uma hora de São Paulo

O exemplo de empreendedorismo não para: inaugurou este mês uma pousada dentro da vinícola em São Roque que recria o clima de uma verdadeira quinta portuguesa.

A filial na Berrini: receitas originais da Ilha da Madeira

A Quinta do Olivardo na capital é mais um sonho que se tornou realidade. Nunca devemos deixar de sonhar!”, diz.

A pandemia traça cenários ainda incertos para a região, mas há em cada comércio aberto estórias de resiliência, de luta e atitude positiva frente as dificuldades para não deixar o sonho se apagar.

Quinta do Olivardo Brooklin
Rua Arizona, 1.485
t. 97088-5401


Quinta do Olivardo São Roque
Estrada do Vinho, Km 4
t. 4711-1100 / 4711-1923

Veja também:

One comment

  1. Silvia Janette Lassmann disse:

    Matéria  interessante e informativa. Não sabia de muitas coisas que li e com certeza irei frequentar os lugares que acabei d conhecer através da mesma! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *