INOVA BERRINI

A força das redes sociais na Berrini

Quem se lembra da estória do seu Nelson que em poucos dias conseguiu impressionantes 70 mil seguidores no Instagram, atraiu multidões para seu comércio, a JARDINS MODELO e teve sua estória contada nas principais emissoras de TV ?

Este é um pequeno exemplo do poder que as redes sociais tem de potencializar a antiga fórmula da propaganda boca-a-boca. As curtidas, comentários e repostagens são o combustível para que um assunto “viralize”  e atinja milhares de pessoas. Neste cenário os grupos de Whatsapp, Facebook e perfis no Instagram assumem um papel fundamental na comunicação local ou segmentada, seja para mobilizar as pessoas em torno de uma causa ou simplesmente divulgar e promover o comércio do seu bairro.

No Brooklin temos vários destes grupos nas redes sociais discutindo assuntos de segurança, zeladoria, classificados e desapegos, procura de pessoas ou pets desaparecidos. Confira abaixo alguns deles:

Brooklin Raiz

O Galera do Bronk’s é um deleite para os moradores mais antigos do Brooklin. Possui um acervo impressionante de fotos e estórias contadas por quem vivenciou os saudosos tempos em que a avenida padre Antonio José dos Santos ainda era chamada de Central.

A fila na Ravage Jeans, na avenida Central
Lançamento do edifício Guararema, os prédios residenciais localizados na praça Gentil Falcão

Zeladoria + segurança = cidadania na Berrini

Felipe Siqueira conhece bem o poder de mobilização das redes sociais. Engajado nas causas para melhoria do bairro, participa de diversos grupos de Whatsapp e Facebook da região. Administra o grupo Movimento Amigos da Berrini, utiliza o canal 156 da prefeitura para solucionar os problemas de zeladoria do bairro. Organiza abaixo-assinados e divulga nos grupos que participa como o Brooklin Novo – Moradores e Simpatizantes e o Vizinhança Vigilante Brooklin – Berrini . Já protagonizou importantes conquistas para a região como a revitalização da praça Acibe Ballan Camasmie e foi uma das vozes contra o polêmico carnaval da Berrini deste ano.

Amigos da Berrini: mobilização para ações de zeladoria

Amo o Brooklin

A página do I Love Brooklin no Instagram foi criada em maio deste ano em meio à pandemia do novo coronavírus. A ideia surgiu de quatro amigas que se uniram para ajudar os comércios do bairro em que vivem. “Um dia, comentávamos sobre a situação difícil pela qual todos estávamos passando e como os comércios do bairro estavam sofrendo. Foi quando surgiu a ideia de criar uma página no Instagram para divulgar dicas do Brooklin e unir a comunidade para apoiar o comércio local.”, conta Thais.

As irmãs Renata e Paula Posi se juntaram as amigas Thais Naufal e Fabíola Nese para criar o iLoveBrooklin

No início a atividade despretenciosa de criar listas com as dicas foi se aprimorando: criaram uma identidade visual nos posts, fizeram animações nos stories e buscaram curiosidades do bairro. O crescimento veio como consequência e em seis meses chegou a marca de seis mil seguidores. ‘’Além de gerarmos sustentabilidade para os negócios do bairro e conseguirmos fazer a economia circular em um momento tão difícil para todos, é muito gratificante poder colocar os meus conhecimentos sobre comunicação e marketing a serviço da comunidade.’’, explica Thais.

Quem faz o iLove Brooklin:

Fabíola é relações públicas e trabalha na área comercial de uma produtora de eventos. Em 2019 fez um curso de liderança no contexto da transformação Digital em Portugal, onde entendeu a importância das rede sociais para unir pessoas e gerar negócios e experiências!

Paula é jornalista de formação e foi por anos executiva de uma multinacional britânica da área de bens de consumo. Em 2019 concluiu o MBA em Madrid na Espanha e regressou ao Brasil e ao Brooklin, bairro em que mora há 10 anos, regressou à empresa de sua família, na área da construção civil, localizada no bairro vizinho da Vila Olimpia.
“Entusiasmada com minha atualização profissional, principalmente em relação às mídias sociais, novas tecnologias e economia colaborativa, vi na criação do I Love Brooklin uma incrível oportunidade de aplicar o que aprendi no MBA com o resgate da minha criatividade da época do Jornalismo.” 
diz.

Renata é psicóloga e psicanalista. Atende crianças, adolescentes e adultos em seus consultórios e online. Sempre gostou de ajudar as pessoas a entender e enfrentar situações difíceis em suas vidas. Morou no Brooklin por 7 anos, mas recentemente a família cresceu e decidiram se mudar para um apartamento maior no bairro vizinho, o Campo Belo.

Thais é formada em administração de empresas e pós-graduada em Marketing com sólida experiência no mercado de serviços, previdência e Leis de Incentivo. Atua há mais de 15 anos na área de comunicação e marketing da maior empresa de previdência do País, onde atualmente é responsável pela área de Eventos e Patrocínios. Mora no Brooklin desde que nasceu.

O que faz do Brooklin um lugar especial ?

Certamente são as pessoas. Temos no bairro um rico e diversificado comércio que precisa ser valorizado e divulgado. Há muitas questões para serem melhoradas como calçadas esburacadas, praças mal cuidadas, ruas inseguras. Mas também temos pessoas que se engajam para solucionar estas questões e dar dicas que facilitam o dia-a-dia de quem mora ou trabalha no bairro. Por trás de cada perfil na rede social há pessoas que amam o Brooklin. Esta matéria é uma homenagem para aquelas que, assim como a iNovaBerrini, contam e curtem as estórias do bairro. Desta vez, fomos nós que contamos a sua!

Curta também:
Bairro do Brooklin: Comunidade do Facebook sobre o Brooklin .
Berrini Way of Life: A visão da Berrini pelas lentes de um fotógrafo profisional apaixonado pela região.
Berrini Valley: Humor ácido sobre empreendedorismo, finanças, tecnologia e assuntos que estão na boca dos berriners.
Brooklin Boca no Trombone: cidadania, vizinhança e outros assuntos
Brooklin Indica: Confira as dicas de beleza, moda e gastronomia de Ana Kemp pelas ruas do bairro.
Brooklin Online: divulgação de produtos e serviços.
Brooklin Recomenda: Guia de comércios locais.
Conseg Brooklin: Página do Conseg Brooklin no Facebook para assunto de segurança e zeladoria.
Conexão Berrini: Empresas, associações e poder público para fazer da Berrini e entorno um local mais seguro, agradável e moderno.  
Viva Brooklin: O casal Antonio e Mariana moram no Brooklin desde 2017 e fazem uma deliciosa e gastronômica releitura do bairro.

Siga a iNovaBerrini nas Redes Sociais:

Veja também:

Tagged in

5 comments

  1. Antonio Belamoglie disse:

    Parabéns pela evolução! Vocês perceberam a mudança de paradigma e se adaptaram aos novos tempos! E com qualidade!

    1. Eddy disse:

      Muito obrigado por nos acompanhar, Antonio!

  2. Sônia Serra disse:

    Kleber,
    VIZINHOS! 
    EM RAZÃO DA INVASÃO MACIÇA de grandes empreendimentos no nosso bairro, varias pessoas se sentem irritadas em razão da DESCARACTERIZAÇÃO da nossa COMUNIDADE, ainda “tranquila”.

    Também tenho me preocupado e penso que cabe a nós, os moradores, “ficar de olho nos grandes empreendimentos adentrando  pequenas ruas. 
    Será que é permitidos garantirmos a preservação de nosso tão tradicional Bairro?

    1. Eddy disse:

      Ano que vem teremos a revisão do Plano Diretor e a participação social é fundamental para definir o que as pessoas querem para o bairro.

  3. Buns & Burguers disse:

    preciso de ajuda para divPROMulgar minha hamburgueria..
    Passou por momentos bem dificeis assim como outros comércios na pandemia.
    Hoje trabalhamos apenas com delivery, pois entregamos nosso salão por cota da situação atual.
    Peço ajuda para divulgar e as pessoas provarem nossos lanches.

    Me chamo Carla Gerente Buns & Burguers Brooklin
    DAS 11:00H ÀS 15H DAS 18H ÀS 22H
    Peça pelo telefone: 11 98135-3828 ou cardápio virtual:
    https://app.menudino.com/bunsburguers

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.