INOVA BERRINI

A força das redes sociais na Berrini

Quem se lembra da estória do seu Nelson que em poucos dias conseguiu impressionantes 70 mil seguidores no Instagram, atraiu multidões para seu comércio, a JARDINS MODELO e teve sua estória contada nas principais emissoras de TV ?

Este é um pequeno exemplo do poder que as redes sociais tem de potencializar a antiga fórmula da propaganda boca-a-boca. As curtidas, comentários e repostagens são o combustível para que um assunto “viralize”  e atinja milhares de pessoas. Neste cenário os grupos de Whatsapp, Facebook e perfis no Instagram assumem um papel fundamental na comunicação local ou segmentada, seja para mobilizar as pessoas em torno de uma causa ou simplesmente divulgar e promover o comércio do seu bairro.

No Brooklin temos vários destes grupos nas redes sociais discutindo assuntos de segurança, zeladoria, classificados e desapegos, procura de pessoas ou pets desaparecidos. Confira abaixo alguns deles:

Brooklin Raiz

O Galera do Bronk’s é um deleite para os moradores mais antigos do Brooklin. Possui um acervo impressionante de fotos e estórias contadas por quem vivenciou os saudosos tempos em que a avenida padre Antonio José dos Santos ainda era chamada de Central.

A fila na Ravage Jeans, na avenida Central
Lançamento do edifício Guararema, os prédios residenciais localizados na praça Gentil Falcão

Zeladoria + segurança = cidadania na Berrini

Felipe Siqueira conhece bem o poder de mobilização das redes sociais. Engajado nas causas para melhoria do bairro, participa de diversos grupos de Whatsapp e Facebook da região. Administra o grupo Movimento Amigos da Berrini, utiliza o canal 156 da prefeitura para solucionar os problemas de zeladoria do bairro. Organiza abaixo-assinados e divulga nos grupos que participa como o Brooklin Novo – Moradores e Simpatizantes e o Vizinhança Vigilante Brooklin – Berrini . Já protagonizou importantes conquistas para a região como a revitalização da praça Acibe Ballan Camasmie e foi uma das vozes contra o polêmico carnaval da Berrini deste ano.

Amigos da Berrini: mobilização para ações de zeladoria

Amo o Brooklin

A página do I Love Brooklin no Instagram foi criada em maio deste ano em meio à pandemia do novo coronavírus. A ideia surgiu de quatro amigas que se uniram para ajudar os comércios do bairro em que vivem. “Um dia, comentávamos sobre a situação difícil pela qual todos estávamos passando e como os comércios do bairro estavam sofrendo. Foi quando surgiu a ideia de criar uma página no Instagram para divulgar dicas do Brooklin e unir a comunidade para apoiar o comércio local.”, conta Thais.

As irmãs Renata e Paula Posi se juntaram as amigas Thais Naufal e Fabíola Nese para criar o iLoveBrooklin

No início a atividade despretenciosa de criar listas com as dicas foi se aprimorando: criaram uma identidade visual nos posts, fizeram animações nos stories e buscaram curiosidades do bairro. O crescimento veio como consequência e em seis meses chegou a marca de seis mil seguidores. ‘’Além de gerarmos sustentabilidade para os negócios do bairro e conseguirmos fazer a economia circular em um momento tão difícil para todos, é muito gratificante poder colocar os meus conhecimentos sobre comunicação e marketing a serviço da comunidade.’’, explica Thais.

Quem faz o iLove Brooklin:

Fabíola é relações públicas e trabalha na área comercial de uma produtora de eventos. Em 2019 fez um curso de liderança no contexto da transformação Digital em Portugal, onde entendeu a importância das rede sociais para unir pessoas e gerar negócios e experiências!

Paula é jornalista de formação e foi por anos executiva de uma multinacional britânica da área de bens de consumo. Em 2019 concluiu o MBA em Madrid na Espanha e regressou ao Brasil e ao Brooklin, bairro em que mora há 10 anos, regressou à empresa de sua família, na área da construção civil, localizada no bairro vizinho da Vila Olimpia.
“Entusiasmada com minha atualização profissional, principalmente em relação às mídias sociais, novas tecnologias e economia colaborativa, vi na criação do I Love Brooklin uma incrível oportunidade de aplicar o que aprendi no MBA com o resgate da minha criatividade da época do Jornalismo.” 
diz.

Renata é psicóloga e psicanalista. Atende crianças, adolescentes e adultos em seus consultórios e online. Sempre gostou de ajudar as pessoas a entender e enfrentar situações difíceis em suas vidas. Morou no Brooklin por 7 anos, mas recentemente a família cresceu e decidiram se mudar para um apartamento maior no bairro vizinho, o Campo Belo.

Thais é formada em administração de empresas e pós-graduada em Marketing com sólida experiência no mercado de serviços, previdência e Leis de Incentivo. Atua há mais de 15 anos na área de comunicação e marketing da maior empresa de previdência do País, onde atualmente é responsável pela área de Eventos e Patrocínios. Mora no Brooklin desde que nasceu.

O que faz do Brooklin um lugar especial ?

Certamente são as pessoas. Temos no bairro um rico e diversificado comércio que precisa ser valorizado e divulgado. Há muitas questões para serem melhoradas como calçadas esburacadas, praças mal cuidadas, ruas inseguras. Mas também temos pessoas que se engajam para solucionar estas questões e dar dicas que facilitam o dia-a-dia de quem mora ou trabalha no bairro. Por trás de cada perfil na rede social há pessoas que amam o Brooklin. Esta matéria é uma homenagem para aquelas que, assim como a iNovaBerrini, contam e curtem as estórias do bairro. Desta vez, fomos nós que contamos a sua!

Curta também:
Bairro do Brooklin: Comunidade do Facebook sobre o Brooklin .
Berrini Way of Life: A visão da Berrini pelas lentes de um fotógrafo profisional apaixonado pela região.
Berrini Valley: Humor ácido sobre empreendedorismo, finanças, tecnologia e assuntos que estão na boca dos berriners.
Brooklin Boca no Trombone: cidadania, vizinhança e outros assuntos
Brooklin Indica: Confira as dicas de beleza, moda e gastronomia de Ana Kemp pelas ruas do bairro.
Brooklin Online: divulgação de produtos e serviços.
Brooklin Recomenda: Guia de comércios locais.
Conseg Brooklin: Página do Conseg Brooklin no Facebook para assunto de segurança e zeladoria.
Conexão Berrini: Empresas, associações e poder público para fazer da Berrini e entorno um local mais seguro, agradável e moderno.  
Viva Brooklin: O casal Antonio e Mariana moram no Brooklin desde 2017 e fazem uma deliciosa e gastronômica releitura do bairro.

Siga a iNovaBerrini nas Redes Sociais:

Veja também:

Tagged in

4 comments

  1. Antonio Belamoglie disse:

    Parabéns pela evolução! Vocês perceberam a mudança de paradigma e se adaptaram aos novos tempos! E com qualidade!

    1. Eddy disse:

      Muito obrigado por nos acompanhar, Antonio!

  2. Sônia Serra disse:

    Kleber,
    VIZINHOS! 
    EM RAZÃO DA INVASÃO MACIÇA de grandes empreendimentos no nosso bairro, varias pessoas se sentem irritadas em razão da DESCARACTERIZAÇÃO da nossa COMUNIDADE, ainda “tranquila”.

    Também tenho me preocupado e penso que cabe a nós, os moradores, “ficar de olho nos grandes empreendimentos adentrando  pequenas ruas. 
    Será que é permitidos garantirmos a preservação de nosso tão tradicional Bairro?

    1. Eddy disse:

      Ano que vem teremos a revisão do Plano Diretor e a participação social é fundamental para definir o que as pessoas querem para o bairro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *