INOVA BERRINI

Quiropraxia na Berrini: alívio das dores nas costas

Horas intermináveis em reuniões online, cursos e treinamentos virtuais, além dos inúmeros relatórios e e-mails, que respondemos diariamente. Definitivamente, desde o início da pandemia, estamos passando mais horas sentados na frente do computador seja em home office ou no local de trabalho e aí vem aquela “fisgada” nas costas ou a dorzinha que começa na nuca e irradia para os braços. Acredite, há diversos males que acometem a coluna e que, muitas vezes, podem até paralisar nossas vidas.

O quiropraxista Luiz Carlos C. Carvalho da Quiro Life, consultório de quiropraxia próximo à Berrini, está habituado a cuidar das dores nas costas de quem trabalha nos escritórios da região.” É comum as pessoas nos procurarem somente quando sentem os primeiros sintomas como dores nas costas, articulações do ombro, dor de cabeça ou muscular. A dor é a forma que o nosso corpo tem de nos mostrar que existe algo errado.”, afirma.

A quiropraxia é uma técnica de manipulação articular, reconhecida pela OMS, que atua no alinhamento corporal através da análise dos pontos da coluna por onde passam os estímulos nervosos responsáveis por controlar o organismo.

 “Através da coluna passam todas as funções que controlam o corpo, e nem percebemos tais como:  coração, estômago, rim, fígado, intestino e a nossa própria imunidade.. Quando fazemos o ajuste na coluna, melhoramos essa capacidade neurológica de comunicação e o paciente pode perceber o alívio de outros sintomas que aparentemente não estavam relacionados com a coluna, como enxaqueca, insônia ou intestino preso.”, explica Luiz Carlos.

A Quiropraxia vai além do tratamento de um problema específico. É um sistema para corrigir, estabilizar, reforçar e equilibrar todo o corpo. Após os primeiros ajustes ocorrem a liberação dos bloqueios das subluxações vertebrais, a cabeça está mais centralizada, a bacia e os ombros nivelados e as articulações mais soltas e com isso os nervos estão em melhores condições de enviar e receber as mensagens e centenas de funções do corpo melhoram sensivelmente.” , explica Jéssica F.Carvalho, gestora da unidade Quiro Life Berrini.

Quiropraxia : É cuidado preventivo

“Educamos o paciente a nos procurar antes do surgimento da dor.” Luiz Carlos – Quiro Life

Estima-se que 80% da população já experimentou ou experimentará dores nas costas em algum período de sua vida. Desde o nascimento, vamos acumulando tensões, stress e experiências que provocam o desalinhamento das vértebras da coluna, as chamadas subluxações. Mesmo os movimentos mais rotineiros, como sentar-se, deitar para dormir, carregar a bolsa e dirigir, quando não realizados da maneira correta podem causar estas subluxações. 

A maioria das pessoas que nos procuram é porque já tem algum problema de saúde ou mal-estar. Pacientes com hérnia de disco, por exemplo, seguem todo um protocolo e tratamento de no mínimo três meses, mas podem notar a diferença do antes e depois logo na primeira visita. “explica Luiz Carlos.  “O ideal é fazer um cuidado preventivo antes do surgimento das patologias, exatamente naquele momento que passamos a tomar alguma droga para anular a dor, mas que não vai resolver o que está causando a mesma. Os ajustes com a técnica de quiropraxia podem fazer maravilhas em seu corpo como melhora da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco, do nível de atenção e concentração e aumento da energia vital.”, completa.

Indicações e Benefícios

A quiropraxia é indicada para pessoas de todas as idades, salvo em alguns casos específicos como em pacientes com câncer, por exemplo.

  • Dor de cabeça
  • Dor no pescoço
  • Dores na lombar
  • Hérnia de disco
  • Dor ciática
  • Tensão muscular
  • Desvios de postura ou articulares

“Para quem sofre de osteoporose, por exemplo, entramos com uma técnica diferenciada do ajuste manual para fazer o atendimento de acordo com as condições do paciente para resguardar sua saúde. Nas gestantes é possível cuidar, sem o uso de medicamentos, as dores relacionadas as alterações biomecânicas que surgem conforme a gestação avança.”, explica Luiz Carlos. “As crianças que recebem cuidados de quiropraxia aumentam seu nível de atenção e podem melhorar seu rendimento escolar. Atletas apresentam  melhora em seu tempo de reação pois os músculos funcionarão com mais eficiência.”, completa.

Origens do nome

A quiropraxia (do grego “quiro”, que significa mãos, e “práxis”, praticar) foi fundada nos Estados Unidos, no fim dos século 19. O método inspira-se em diversas fontes, enfatiza a manipulação articular e a homeostase (ação centrada no paciente, não na doença. A prática não inclui uso de medicamentos ou cirurgia.

No Brasil, os primeiros quiropraxistas, formados em faculdades internacionais, começaram a atuar na década de 1980. Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia, atualmente, existem apenas duas universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem o curso de graduação em Quiropraxia e que seguem as diretrizes internacionais, a faculdade Anhembi Morumbi e a universidade FEEVALE, do Rio Grande do Sul.

Apaixonado pela profissão, Luiz Carlos é graduado em Quiropraxia pela Universidade Anhembi/Morumbi, em São Paulo e é um dos mais conceituados profissionais da capital, com consultório no Brooklin, São Paulo e em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.


QUIRO LIFE QUIROPRAXIA/SP
Rua Arandú, 281 / cj. 24 – Brooklin
Whatsapp / tel.: 11 93247-4767
www.quirolifequiropraxiabrasil.com
Instagram: @QuiroLifeQuiropraxia

Veja também:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.