INOVA BERRINI

Reabertura de restaurantes na Berrini

A partir do dia 06 de julho restaurantes, bares e lanchonetes na capital poderão reabrir. Ouvimos mais de 20 estabelecimentos da Berrini para saber qual é a situação de cada um para esta retomada.

Foram mais de cem dias que o comércio permaneceu fechado ao público para conter o avanço do novo coronavírus. Neste período, infelizmente alguns não conseguiram se manter e não retornarão às atividades. Fizemos uma pesquisa com 24 restaurantes, bares, lanchonetes e padarias para retratar os reflexos econômicos deste setor no Brooklin. São comércios de diversos portes e segmentos na área de alimentação que juntos empregam quase 500 pessoas e fazem mais de 120 mil refeições por mês entre o pãozinho da manhã até a pizza da noite. Vamos aos resultados:

Metade dos estabelecimentos entrevistados conseguiram manter o mesmo quadro de funcionários antes da pandemia mesmo com uma receita diminuta ou reduzida a quase zero. Entretanto, na outra metade, houve demissões que representaram a eliminação de cerca de 140 postos de trabalho.

As decisões tomadas para suportar tanto tempo fechado passaram pela renegociação de aluguel para 68% dos entrevistados, sendo que a maioria conseguiu até 50% de desconto. Do total de restaurantes consultados, apenas quatro restaurantes recorreram aos benefícios da Medida Provisória 944/2020Programa Emergencial de Suporte a Empregos, para financiar a folha de pagamento. A maioria investiu no delivery para compensar as perdas na receita. Três entrevistados resolveram permanecer fechados durante a pandemia para evitar despesas maiores.

Fritos e Assados: clientes também podem retirar os pedidos

O Fritos & Assados está aberto desde 1981 e é um dos pioneiros do delivery na capital quando a modalidade ainda era conhecida como entrega à domicílio. Hoje conta com aplicativo próprio para seus clientes realizarem os pedidos. “Tivemos um aumento na demanda por delivery nestes meses. Por outro lado perdemos a receita no salão.”, relata Sérgio, um dos proprietários.

O governador João Dória anunciou na última sexta (26) que a capital paulista passava da fase laranja para a amarela o que permitirá a abertura de bares, restaurantes e salões de beleza. Ainda assim, 17% não vão reabrir neste momento e 8% ainda não haviam decidido pela reabertura. Dois dos entrevistados fecharam definitivamente as portas.

Como medidas adotadas para reabertura, além da redução das cadeiras, 70% dos estabelecimentos irão oferecer alcool em gel ao clientes. Quatro deles colocarão tapetes higienizantes na entrada e outros seis irão medir a temperatura dos clientes. Do total, 50% dos pesquisados pensam em investir na comunicação visual para manter o distanciamento nas filas. A Gioconda e Helenica, pizzaria grega, além da redução de mesas investiu em todos os itens da pesquisa, inclusive meios de pagamento para se evitar o contato físico.

Diana Valero, proprietária do Delícias Paisas especializada em culinária colombiana, trabalhava numa empresa da Berrini, na área de T.I. e decidiu abrir o restaurante por sentir saudades dos pratos originários de seus país. “Em outubro do ano passado corria o risco de perder a mobilidade na perna direita e passei por uma cirurgia de coluna na Colômbia. Consegui regressar somente em março ao Brasil, na semana anterior ao início da quarentena.”, conta Diana. Mesmo com toda dificuldade, ela mantém uma atitude positiva e otimista e espera faturar mais do que quando fechou.

Arepa: massa de canjica branca assada com tomate, queijo e manjericão

Assim como Diana, Rodolpho Matsumoto, proprietário do Nombe Izakaya, mantém o otimismo e espera faturar mais do que quando fechou. “Não tínhamos delivery antes da quarentena e nos adaptamos rápido. Conversei com pessoas que já trabalhavam com delivery e em menos de 2 semanas já estávamos operando com os aplicativos e Takeout.”

Nombe Izakaya, capricho nas embalagens nas entregas por delivery

No setor de alimentação retomar as atividades também exige investimento: reposição da matéria-prima e adaptação às exigências sanitárias. É como um novo começo diante de um futuro ainda incerto.

Dos comércios que entrevistamos, cinco deles possuem mais de 30 anos de existência. Já passaram por diversos planos econômicos, crises de energia e água. O Blend Bar, Fritos e Assados, as padarias Leiriense e Manhattan, Recanto Vegetariano e tantos outros são sobreviventes pois possuem a resiliência e experiência necessária para enfrentar as tempestades. Bares e restaurantes representam a estória do nosso bairro repletos de memórias afetivas, inícios de namoro, pedidos de casamento, discussões e reconciliações de família. É neles que podemos fechar um negócio, encontrar com os amigos e pedir a saideira, desta vez com um gostinho nostálgico e a certeza que tudo ficará bem!

Participaram desta pesquisa: Fritos e Assados, Hamburgueria 1970, Vegamo Empório, Tulsi, Delícias Paisas, DSampa Burguer, Trem Di Minas, Nanako, Farrapos, Ancona, Dear cupcakes, Gioconda e Helenika Pizzaria grega, Blend Bar, Leiriense, A Casa da Pizza Estufada, Le Fit Berrini, Zait Gastronomia, Açaí Fernandes, Pães e Doces Manhattan, Recanto Vegetariano, Nombe Izakaya, Rainha do Brooklin, Dairin e Buns & Burguer.

Nossos agradecimentos aos grupos de Facebook que contribuiram na divulgação da pesquisa:
Conexão Berrini
Galera do Bronk’s
Bairro do Brooklin,
Brooklin Novo  – Moradores e Simpatizantes
Brooklin Boca no Trombone

Açaí Fernandes
Açaí, Tapioca e Lanches
Av. Pe. Antonio José dos Santos, 1462| www.acaifernandes.com.br
iFood Açai Fernandes

Anconah
Buffet de saladas, feijoada, pratos quentes e carnes grelhadas
Rua Ribeiro do Vale, 544 | t. 5049-1026
iFood Anconah

Blend Bar
Av. Padre Antônio José dos Santos, 1207 | t. 5505-4188
iFood Blend

Buns & Burguer
Hamburgueria
Rua Guararapes, 1620 | t. 98135-3828
iFood Buns & Burguer

Dairin
Restaurante japonês
Rua Nebraska, 326 | t. 5041-0603
iFood Dairin

Dear Cupcake
Cupcakes e bolos
Horário: das 12h30 às 16h30
Rua Arandú, 154 | t. 2157-9580 | Whatsapp: 95558-6262
Instagram Dear Cupcake
iFood Dear Cupcake

Delicias Paisas
Comida típica Colombiana
Rua Arandú, 462 
Facebook Delicias Paisas  | Whatsapp: 97586-8535

D’Sampa Burguer
Hamburgueria
Rua Arizona, 1260 | t. 5505-0017 
iFood D’Sampa 

Fritos e Assados
Carnes, feijoada, massas, pizzas, pratos executivos
Rua Nova York, 570 | 5044-3878 / 5044-7238 / 5533-6509 | www.fritoseassados.com.br

Giocconda & Helenica – pizza grega
Rua Guararapes, 1882 (delivery ou retirada de quinta à domingo das 19h às 22h45)
t. 5505-7323 / 5507-5946
www.giocondahelenicapizzaria.com.br

Le Fit Fast Food Saudável
Saladas, frutas, sucos naturais 
Rua James Watt, 114| 94048-0504 
iFood Le Fit Fast Food

Nanako Brooklin
Cozinha japonesa e chinesa. Pratos a partir de R$ 15,90 
Rua Nova York, 606 | 5543-0313
Whatsapp: 96474-9511 
iFood Nanako

Padaria Leiriense
Pães, lanches e salgados (das 6h às 14h)
Av. Pe. Antonio José dos Santos, 1716
t. 5506-2361 | www.leiriense.com.br
Whatsapp: 93226-1836

Padaria Manhattan
Pães, lanches e salgados
Av. Portugal, 300
t. 5094-2129 | Whatsapp: 94161-2535
Instagram Manhattan

Rainha do Brooklin
Bar e Lanchonete
Av. Nova Independência, 897 | t. 3530-5729
iFood Rainha do Brooklin 

Recanto Vegetariano
Buffet e Congelados
Rua Flórida, 1442 | t. 5506-8944 / 5507-2704
Instagram Recanto

Trem Di Minas
Buffet mineiro
R. José Otaviano Soares, 54 | t. 5506-7529

Zait Gastronomia
Buffet Self-service
Av. Portugal, 624 | t. 4114-7151
iFood Zeit

Veja também:

Tagged in

4 comments

  1. Silvia Janette Lassmamn disse:

    Sucesso para todos! Fico feliz em saber que muitos estabelecimentos vão conseguir reabrir e com êxito! Amém  

  2. Cecilia Stama disse:

    Eddy , Parabéns pela reportagem. Útil e esclarecedor para os moradores . Continue  nos dando dicas do bairro !

  3. Sônia Serra disse:

    Maravilha de matéria.
    Importante termos consciência do comercio do nosso bairro .
    Vamos continuar colaborando com aqueles que precisam. 
    Vamos viralizar as Delícias Paizá.
    Se precisar estou a disposição .
    Moro a 40 anos no bairro .

    Eddy, PARABÉNS!

  4. Ricardo Fairbanks disse:

    Muito legal e interessante essa matéria, já fui morador do Brooklin e é ótimo saber das novidades. O bairro oferece muitas opções e torço para que venha mais forte depois dessa fase.
    Parabéns Eddy e a todos que contribuíram com essa atualização.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up