INOVA BERRINI

Praças da Berrini

Bairros de 20 minutos devem ter praças e áreas verdes limpas e bem cuidadas à disposição de quem mora ou trabalha na região. São palcos para se exercitar ao ar-livre, ter momentos de lazer com a família ou organizar eventos como pocket shows, exposições ou feiras de artesanato.

Bairros bem arborizados com parques e praças proporcionam maior qualidade de vida pois tem espaços públicos de convivência e lazer para se exercitar, brincar ou apenas relaxar, por isso são os mais valorizados em qualquer parte do mundo. O Brooklin conta com cerca de 14 praças , com mais de 77.000 m2 de área verde localizadas estrategicamente para se ter acesso com uma simples caminhada de 20 minutos ou menos de qualquer ponto do bairro.

Praça Acibe Ballan Camasmie: 10 mil metros quadrados de área verde
(crédito da foto: Simone Ezaki)

Quem trabalha nos edifícios corporativos ao longo da Berrini também contam com estes espaços verdes que diminuem os efeitos das chamadas “ilhas de calor”, fenômeno que ocorre nos centros urbanos devido a concentração de edifícios, falta de áreas com vegetação e poluição dos automóveis.

Descanso na hora do almoço para quem trabalha nas empresas da Berrini

Boa parte das praças no Brooklin são equipadas com academias ao ar-livre e playground para crianças. Para os fãs da corrida matinal o Bosque do Brooklin, um parque aberto ao público localizado na av. Pe. Antonio José dos Santos próxima à av. Santo Amaro, conta com circuito de corrida em meio em a área verde preservada.

Praça General Gentil Falcão: academia ao ar-livre

As populares feirinhas de artesanato ocupam algumas praças da região nos dias úteis da semana. Na praça Lions Monções (r. Flórida esquina com r. Arandú), por exemplo, ocorre às quintas. É possível  encontrar de tudo, desde quadros, roupas, bijuterias, peças decorativas e deliciosas barracas de comida típica. 

Praça Lions Monções: feirinha de artesanato e comidas típicas

* veja a matéria Almoço de Quinta na Praça Lions Moncões

As praças mais bem cuidadas são aquelas onde há engajamento da sociedade e convênios para manutenção entre a prefeitura e entidades de bairro, escolas ou empresas, como é o caso da praça General Enéias Martins Nogueira, na rua Guararapes esquina com a rua Quintana, onde é mantida pelos edifícios comerciais, residenciais e empresas da região.

Praça Gal. Enéias Martins Nogueira: empresas da Berrini cuidam da manutenção

Conheça as praças do Brooklin:

  • Praça General Gentil Falcão
    Av. Luis Carlos Berrini (altura 1062)
    Com cerca de 9.100 m2, a praça fica próxima a estação Berrini e conta com mesas ao ar-livre, playground, academia ao ar-livre e um enorme palco central onde ocorrem eventos pontuais.
  • Praça General Enéas Martins Nogueira
    Rua Guararapes x Rua Sansão Alves dos Santos
    Bem arborizada com uma enorme escultura em madeira, a praça é muito utilizada por quem trabalha nas empresas da região. Possui muitos bancos bem distribuídos em 5.400 m2 e é conservada pelo hotel Transamérica, edifícios Humanari e Atílio Tinelli.
  • Praça General Sodré e Silva
    Rua Taperoá x Rua Geraldo Campos Moreira
    Com 4.100 m2, a praça é conservada pela GOCIL porém há muito lixo espalhado e o mato cresce entre as árvores.
  • Praça Jose Lannes
    Av. Luis Carlos Berrini x Rua Surubim
    A praça tem 900 m2 e fica em frente ao belo edifício Berrini 500. Possui uma enorme escultura em aço com 12, 5 m de comprimento e 3 toneladas em homenagem a artista Tomie Ohtake.
  • Praça João Duran Alonso
    Av. Luis Carlos Berrini x Rua Quintana
    A praça fica em frente ao belo edifício Berrini 500 e foi reformada em 2002, onde foram utilizados aproximadamente 1.200 metros de mosaico portugues, plantadas 80 mudas de azaléia e recebeu uma obra em aço corten intitulada de “O Grande Ouriço”, da artista plástica Sandra Tucci .
  • Praça Oswaldo Mauricio Varella 
    Av. Luis Carlos Berrini x Rua Alcides Lourenço da Rocha
    Possui 1.250 m2 e fica em frente ao restaurante Varandinha. Conta uma estação de bikes Itaú e uma estação TRX para se exercitar e alongar.
  • Praça Lion Monções 
    Rua Arandú x Rua Flórida
    A praça foi revitalizada em 2013 e possui aproximadamente 3.700 m2. Às quintas-feiras recebe a feirinha de artesanato.
  • Praça Procópio Ferreira 
    Rua Kansas x Av. Eng. Luis Carlos Berrini
    Com cerca de 5.800 m2, a praça Procópio Ferreira é conservada pela Lirio Pepper e faz a ligação entre a av. Luis Carlos Berrini e Av. Nova Independência.
  • Praça Acibe Ballan Camasmie 
    Rua Kansas x Av. Nova Independência
    É uma das maiores praças do Brooklin, com 10.500 m2. Possui quadra poliesportiva, academia ao ar-livre e playground e muitas árvores frutíferas. No entanto, padece com a falta de cuidado, manutenção e abandono.
  • Praça Dr. Francisco Patti 
    Av. dos Bandeirantes x R. Porto Martins
    A praça possui 4.900 m2 de área verde e fica às margens da Av. Bandeirantes.
  • Praça Antonio Nunes de Siqueira 
    Rua Guararapes altura do 870 
    A praça tem 3.800 m2 e fica em frente à Igreja São João de Brito. De manhã e final da tarde fica lotada de crianças brincando no playground e cachorros. É conservada pela empresa TECHMACH.  
  • Praça Inácio Pereira 
    Rua Luisiânia altura do 850 
    Fica entre as ruas Lusiânia e Geórgia e tem cerca de 3.900 m2. Possui playground e uma área ampla e agradável para passear com seu pet.  
  • Praça André Pucca 
    Av. Jornalista Roberto Marinho x Rua Nova York 
    É um parque linear às margens da av. Roberto Marinho. Possui em torno de 3.700 m2 e conta com academia ao ar-livre para moradores do entorno.  
  • Praça Arlindo Rossi 
    Rua Conceição de Monte Alegre x Rua Castilho 
    É o maior parque da região, com 11.200 m2. Possui duas quadras esportivas, playground e academia ao ar-livre. É um espaço de convivência tanto da comunidade do Jardim Edith quanto dos luxuosos prédios residenciais do entorno.  

Veja também:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.